Museus

Com uma visão moderna de ensino e o estabelecimento de parcerias arrojadas, teve início o colecionismo de D. Henriqueta Catharino, depois de várias campanhas de doação, que contaram com a adesão das famílias baianas. Em meio a salões e salas decoradas com um rico acervo de “Arte Antiga” do século XVIII ao XX surgiu o ambiente que hoje recria um solar brasileiro daquele período. 

Consciente da necessidade de preservação, a fundadora do Instituto Feminino da Bahia dedicou-se a proteger nossa memória estadual e nacional, defendendo-a dos agentes de degradação e da ação do tempo. No interior do casarão bem conservado, ela pensou cuidadosamente o espaço para abrigar milhares de peças históricas.

Através de seu acervo, a FIFB, na amplitude das suas coleções, propicia, a partir de uma abordagem histórica e sociológica, o conhecimento de um período marcante da sociedade brasileira e baiana. 

Instalada no bairro do Politeama, a sede da Fundação Instituto Feminino da Bahia ocupa uma área construída de 5.000m², abrigando atualmente três museus: 

 

Museu de arte popular
Arte Popular
museu do traje
Traje e Têxtil
WhatsApp Image 2019-10-07 at 11.37.41
Henriqueta Catharino

Horário de Funcionamento:

Terça-feira a sexta-feira das 10h às 12h | 14h às 18h.

Tel.: (71) 3329-5520

Contato: [email protected]

Clique aqui e faça o agendamento para visitas em grupo.