Capelania

CAPELA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Inaugurada por ocasião do 4º centenário da cidade do Salvador, o projeto arquitetônico do Rev. Ir. Paulo Lachmayor, da Ordem dos Beneditinos, para a Capela do Divino Espírito Santo foi fruto de mais uma das aspirações de D. Henriqueta Martins Catharino, e foi desenvolvido para atender a realização de Missas e outras cerimônias religiosas da instituição.

A Capela possui exemplares da talha barroca baiana do século XVIII, remanescente da Antiga Igreja da Sé, demolida no ano de 1933 em razão do plano de urbanização da capital, que faziam parte do retábulo lateral de Nossa Senhora de Guadalupe, lado esquerdo da nave. São eles: trave de cedro entalhado, duas colunas salomônicas, um baldaquino incompleto e balaústre em jacarandá, restaurados por Alfredo Sarkis.

Para compor o retábulo foram executadas a mesa de altar e duas safenas. No altar foram acrescentados dois anjos tocheiros e dois painéis em azulejos portugueses que representam a criação do mundo e o batismo de Jesus, estes confeccionados na cidade do Porto, Portugal, juntamente com os 14 medalhões da Via Sacra.

MISSAS 

Missas feriais – terça e quinta, às 17h
Missa dominical – sábado, às 17h
Missas especiais e Batizados: agendamento prévio com o Capelão