Post Único

BIBLIOTECA MARIETA ALVES (BMA)

A Biblioteca Marieta Alves da Fundação Instituto Feminino da Bahia tem suas raízes na Propaganda de Boas Leituras (PBL), ação realizada por Dona Henriqueta Martins Catharino anos antes da criação do Instituto Feminino da Bahia. Foi criada em 1923, com a instituição ainda sob a denominação “Casa São Vicente”, como Biblioteca e Sala de Leitura, colocando à disposição de senhoras e moças obras escolhidas cuidadosamente, que auxiliassem na instrução das mulheres. 

Hoje, a Biblioteca é especializada em cultura baiana, abrigando cerca de 80 mil títulos compostos por livros, folhetos, periódicos, fotografias, cartões postais, gravações sonoras e muito mais, prestando auxílio às pesquisas e difundindo a boa leitura.

Marieta Alves foi uma historiadora que atuou no Instituto Feminino da Bahia como professora, secretária e oradora das turmas. Atualmente é reconhecida como uma grande personalidade que contribuiu com inúmeras informações sobre a história da Bahia.

A BMA está dividida em dois núcleos:

Núcleo I –  acervo bibliográfico, composto por livros;

Núcleo II – acervo bibliográfico composto por matérias especiais, como cartões postais, livros raros, pranchas, fotografias, santinhos, dicionários e enciclopédias, folhetos, periódicos, recortes de jornais, CD, CD-ROM, discos, fitas VHS, fitas cassetes, DVD, e outros.

Horário de funcionamento (Pesquisas no Acervo)

Segunda-feira das 14h às 17h

Terça-feira a sexta-feira das 14h às 18h.

Tel.: (71) 3329-5520

Contato: [email protected]

Clique aqui e faça o agendamento para fazer pesquisas no Acervo.